26 de julho de 2013

O MUNDO DE SOFIA





O MUNDO DE SOFIA

Autor – JOSTEIN GAARDER
Ed. CIA DAS LETRAS

SINOPSE

   Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente.

RESENHA

  Neste romance filosófico o leitor encontra uma história dentro da outra, que se desenrolam paralelamente e são igualmente protagonizadas por duas garotas que estão prestes há completar 15 anos. Tudo começou quando Sofia recebe em sua caixinha do correio bilhetes misteriosos como “de onde você vem?” “Que mundo vive?” A cada bilhete novo uma lição de filosofia, os bilhetes contem histórias sobre filósofos.
   Assim ele percorre desde a pré – filosofia, vivenciada pela humanidade em seu estágio mítico, até o oxistencialismo e as diversas correntes filosóficas atuais. A história paralela é introduzida em O Mundo de Sofia através dos postais misteriosos que a protagonista recebe, enviados do Líbano por um enigmático major, Albert Knag, pai de Hilde, para sua filha, através de Sofia.
  Sofia não compreende porque recebe as cartas no lugar de Hilde. Seus questionamentos entrelaçam-se com os conhecimentos que vai adquirindo em seu curso de filosofia, a qual lhe permite gradualmente desvendando esse mistério.

“Hoje havia na grande caixa verde de correio apenas uma pequena carta – e ela era para Sofia. (Sofia Amundsen), estava escrito no pequeno envelope. (Kloverveien, 3.) era tudo não havia remetente. A carta não estava sequer selada.
   Assim que Sofia entrou e fechou a porta, abriu o envelope, dentro encontrou apenas uma pequena folha, não maior do que o envelope que a continha. Nela estava escrito Quem é você?”Pág. 14”.
 
  “Querida Hilde!
  Muitas felicidades, de todo o meu coração, pelos seus quinze anos. Como você deve saber, quero te dar um presente que te ajude a crescer com gente. Desculpe-me se mando o cartão aos cuidados de Sofia. Foi a forma mais fácil que encontre.”
  “Beijos, Papai.”Pág. 20



COMENTÁRIO

  Esse foi um dos melhores livros que já li, já faz uns anos que o li, foi esse livro que me estigou a ler cada vez mais, ele é muito interessante, te faz viajar na história e conhecer bem a história da filosofia, você não vai querer parar de ler, é como todo livro de Jostein Gaarder são duas histórias em uma e cheio de mistérios e revelações, como um jogo você fica super ansioso para saber com vai terminar!

Nenhum comentário: